Pular para o conteúdo

O Mangabeiras é um bairro nobre de Belo Horizonte, localizado nos limites leste da cidade. O Mangabeiras é exclusivamente residencial, sem permissão para atividade industrial, o que transformou o bairro em um local bastante tranquilo. Seus imóveis são de alto padrão, com seus moradores desfrutando de uma calmaria ímpar.

História


O bairro foi loteado a partir de 1950, utilizando os terrenos de uma antiga mineradora da região. Seu nome dá-se ao Córrego das Mangabeiras, que foi soterrado com a atividade de arruamento do bairro.

Pontos importantes

No bairro fica localizado o Palácio das Mangabeiras, a residência oficial dos governadores de Minas Gerais, fundada por Juscelino Kubitschek.
O Mangabeiras conta com diversas áreas verdes, sendo as mais famosas o Parque do Papa e o Parque das Mangabeiras.
Anteriormente conhecido como Praça Israel Pinheiro, o Parque do Papa foi o local ao qual o Papa João Paulo II, em 1980, realizou uma missa para mais de 2 milhões de fiéis. Hoje, o parque é uma das áreas de lazer mais procuradas de Belo Horizonte.
Projetado pelo paisagista Burle Marx, o Parque das Mangabeiras é o segundo maior parque ambiental do Brasil e um dos maiores da América Latina.
Rodeado por áreas verdes, o Mangabeiras faz divisa com os bairros Belvedere, Santa Lucia, Sion, Cruzeiro, Marçola, Serra e Nossa Senhora de Fátima.